segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Ceia de Natal com Miojo

Oui, é natal! Tempo de ceia farta, com peru, chester, castanhas, champagne e aqueles parentes que você só vê nesta época em que eles vem filar bóia. Se você tá meio sem grana ou é pão duro mesmo, pode fazer uma ceia sofisticada e bem baratinha com miojo, perfeita para alimentar todos os parasitas da sua ceia, aqueles que você apenas suporta.

Ingredientes:

-um pacote grande de miojo ou vários pequenos (porque ceia de natal pede muita comida),
-azeite vagabundo (ou você vai usar um azeite mil vezes mais caro do que o prato principal?),
-frango (pode ser a sobra daquele frango de padaria do almoço de ontem),
-amendoim (prá valorizar o prato você pode dizer que é afrodisíaco),
-molho inglês (só prá dar uma corzinha no miojo, prá não ficar com cara de vômito),
-cebola (não exagere, senão o bafo da galera vai ficar insuportável!)
-tempero de sua preferência (sal, arisco, salho, sal grosso, benzeno, enfim, o que seu estômago suportar)

Preparo:

Prepare o miojo num panelão e aguarde. Pique a cebola e coloque-a para fritar junto com o azeite vagabundo, os amendoins e os pedaços de frango (ou outra ave como peru, codornas, sabiá ou papagaio). Quando a gororoba estiver com cara de algo comestível, adicione o miojo, o molho inglês e tempero. Misture tudo e sirva numa travessa apresentável (nada de usar aquele tupeware verde).

Agora é só caprichar na decoração da mesa e pronto, você já tem uma uma ceia barata e perfeita. Este prato vai bem com sidra Cereser (aquela de maçã) ou vinho de jabuticaba (se você quiser que ninguém reclame da comida, acrescente álcool hidratado na bebida ou algum alucinógeno qualquer).

Um alerta: não exagere no azeite, senão pode dar caganeira nos convidados e você não vai querer aqueles convidados todos emporcalhando seu banheiro na noite de natal, vai?

Um feliz natal.

Edelmanto Espinostélio, estagiário de auxiliar de cozinha aprendiz